Aeroporto de Aracaju
5 (100%) 1 voto

O Aeroporto de Aracaju / Santa Maria (IATA: AJU, ICAO: SBAR) é um aeroporto situado na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, no Brasil. Ocupa uma área de mais de 5 km2.

Diariamente, cerca de 6 mil pessoas circulam pelo terminal. Mais de 900 funcionários trabalham no complexo aeroportuário para atender uma média mensal de 200 mil passageiros. Possui 54 voos diários, 27 voos chegam e 27 voos partem.

Aeroporto de Aracaju

Diariamente, o aeroporto possui operações intensas de helicópteros com o intuito de transportar funcionários para as plataformas de petróleo, localizadas no litoral de Sergipe. Para aprofundar os estudos sobre a história da aviação, o aeroporto possui um espaço cultural, um memorial da aviação civil e um centro de pesquisa com textos, documentos, reproduções em grandes formatos.

Aeroporto Aracaju História

Sua história tem início no dia 30 de outubro de 1952, com a construção de uma pista de pouso de 1.200 metros de comprimento, porém, a operacionalização só se efetivou em 1958, após a construção da estrada de acesso. A inauguração Oficial aconteceu no dia 19 de janeiro de 1958, quando um bimotor Convair (CV) 440 Metropolitan da Real, procedente de Recife, trouxe o presidente Juscelino Kubitschek a Aracaju, marcando o início do funcionamento do novo aeroporto.

Três anos depois, em 1961, foi dado início à primeira ampliação da pista de pouso e do terminal de passageiros, sendo inaugurado em 1962. Naquela época, Aracaju contava com um dos mais modernos aeroportos do nordeste. O edifício do terminal passou dos 800m² para 1.200m² e ganhou novas áreas para embarque e desembarque. O saguão foi ampliado, criando novas salas para a DAC e a FAB. O pátio tinha capacidade para atender todas as aeronaves das empresas aéreas que voavam para a capital (Varig, Panair do Brasil, Consórcio Real, Cruzeiro do Sul, Vasp, Lóide e Sadia), operando com quadrimotores Douglas DC-4 e DC-6.

Em fevereiro de 1975, o Aeroporto de Aracaju foi incorporado à administração da Infraero, sendo aplicados novos investimentos, como a criação do novo terminal de cargas, a implantação da SCI (Seção Contra Incêndio) e aumento da pista em 200m.

Em novembro de 1993, a Infraero inaugurou a ampliação da pista em 500m, passando para os atuais 2.200m. Pouco mais de 3 anos após a reforma da pista, inicia-se a construção de um novo complexo aeroportuário. Com a obra, inaugurada em setembro de 1998, o terminal de passageiros passa a ter 8.000 m², com capacidade para atender a aproximadamente um milhão de passageiros por ano. Foi construída uma área para estacionamento com capacidade para 300 vagas, climatização das salas de embarque e desembarque, elevadores, escadas rolantes, sistema de TV e vigilância e sistemas informativos de voos.





Atualmente há uma necessidade de reforma e ampliação do aeroporto. Aracaju é uma cidade em expansão e o acanhamento do aeroporto não condiz com seu crescimento. Há problemas de vazamento e formação de poças durante a época de chuvas, falta de esteiras, falta de fingers e baixa capacidade do pátio de aeronaves. Em 2012, o Aeroporto completou 60 anos de operacionalidade. Como brinde à festa, em 2011 alcançou a marca de mais de 1 milhão de passageiros transportados anualmente. Ademais, o aeroporto se consagra como um dos que mais consistentemente crescem no país, segundo o aumento contínuo em altas margens percentuais dos dados divulgados pela Infraero nos últimos anos.

No primeiro semestre de 2012 tem sido constatado o crescimento da pujança do aeroporto. Isso porque, segundo dados divulgados pela Infraero, a localidade tem sido destaque nacional ao se tornar uma das maiores apostas de crescimento do setor aéreo. No período supracitado e mediante a apresentação de novos voos, os índices apontaram um crescimento de 26,3% no fluxo de passageiros, destacadamente o maior do Nordeste brasileiro.

Ademais, continuadamente ao seu crescimento no período do segundo semestre de 2012, precipitadamente já no mês de setembro quebra a marca histórica de 1 milhão de passageiros transportados. Os resultados se comprovaram mediante projeção até o fim do ano de 2012 ao se chegar a um volume de movimentação superior à capacidade do aeroporto: 1.3 milhão de pessoas. Tal feito refletiu o maior crescimento no número de passageiros dentre os aeroportos da região Nordeste e um dos maiores de todo o território brasileiro

Aeroporto Internacional de Aracaju Cias Aéreas

As Cias Aéreas que atuam no Aeroporto são:

  • Azul
  • Gol
  • Latam Airlines
  • Avianca

Aeroporto Internacional de Aracaju Estacionamento

Há mais de 20 anos atuando no mercado de estacionamentos a Propark tem o objetivo de entregar, de fato e com responsabilidade, soluções de estacionamento às mais diversas situações, através de uma modelagem operacional inteligente e estruturada, com forte foco na preservação dos valores humanos. Isso porque a empresa tem plena convicção de que é aí que se desenvolve o verdadeiro diferencial dos serviços. Para maiores informações sobre estacionar no Aeroporto entre em contato pelo telefone (79) 3212-8546.

Vagas Aeroporto Aracaju – Trabalhe Conosco

O Aeroporto Aracaju disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Aeroporto em Aracaju

  • 24 horas

Onde fica, Endereço e Telefone Aeroporto em Aracaju

  • Av. Sen. Júlio César Leite, S/N – Santa Teresa – Aracaju – SE
  • Telefone: (79) 3212-8500

Outras informações e site

Mapa de localização