Praça Fausto Cardoso Aracaju

A Praça Fausto Cardoso Aracaju foi construída no ano de 1857 e leva o nome de um dos mais influentes políticos da história sergipana: Fausto Cardoso de Aguiar, professor, poeta, pensador, jornalista, deputado federal, um grande orador que inflamava as massas com seu discurso vibrante.

A história nos conta que o espaço público, anteriormente era chamado de ‘Praça do Imperador’, ‘Praça do Palácio’, ‘Praça da República’ e ‘Praça Tiradentes’, sendo batizado com o atual nome em 1912, como forma de homenagear Fausto Cardoso que foi executado no local no dia 28 agosto de 1906, durante o episódio conhecido como ‘a tragédia de Sergipe’.

Praça Fausto Cardoso Aracaju

O monumento contém a seguinte frase: “vou morrer defendendo a honra da minha terra”. Fausto Cardoso é patrono da Assembleia Legislativa de Sergipe. O reconhecimento foi realizado pelo então presidente à época, Oliveira Valadão em 1916. A Praça está localizada no centro de Aracaju, com vista para o rio Sergipe, contempla os poderes Legislativo e Judiciário, além do palácio Museu Olímpio Campos e a Escola do Legislativo.

Praça Fausto Cardoso Aracaju História

A Praça foi o local onde foram colocados os primeiros pinos de demarcação da área em que foi construído o centro urbano de Aracaju, pelo engenheiro Pirro. Na época de sua construção, o Espaço Público reunia praticamente todos os serviços públicos da Província: o Palácio, algumas repartições e a Assembléia Provincial. Até 1984, a Praça abrigou o Ministério Público Estadual, e atualmente ainda abriga o Tribunal de Justiça de Sergipe e a Assembléia Legislativa, ficando também conhecida como Praça dos Três Poderes.





Anteriormente denominada como Praça do Imperador; Praça do Palácio; Praça da República; e Praça Tiradentes, foi nomeada como Fausto Cardoso em 1912, uma homenagem ao deputado estadual que foi um dos mais influentes políticos da história sergipana, e que foi morto em agosto de 1906, durante o episódio conhecido como A Tragédia de Sergipe. Em 8 de setembro do mesmo ano, a Praça também recebeu um monumento em homenagem ao líder político, e ganhou novos jardins com dois coretos em estilo art-noveau.

A Praça foi palco dos grandes comícios políticos, como o de Jorge Amado em 22 de dezembro de 1946; o de Plínio Salgado; o de Seixas Dória; o de Leandro Maciel; o de Maynard Gomes; o de Getúlio Vargas; o de Eduardo Gomes; o de Carlos Prestes, que aconteceu em 1947 e que foi anunciado pelos jornais da época como a maior concentração política na História de Sergipe; e o de Augusto Maynard, feito em 11 de janeiro de 1947, dando uma resposta ao comício anterior de Carlos Prestes. A Praça Fausto Cardoso também foi palco do movimento pelas Diretas Já e da e luta contra a ditadura no Brasil. Além destes, a Praça foi cenário de carnavais, desfiles cívicos, e do do lançamento do Forró Caju.

Horário de Funcionamento Praça Fausto Cardoso em Aracaju

  • 24 horas

Onde fica, Endereço e Telefone Praça Fausto Cardoso em Aracaju

  • Praça Fausto Cardoso – Centro – Aracaju – SE
  • Telefone: não possui

Mapa de localização