Mandioca gigante é colhida por dono de sítio em Aracaju

Avalie essa página

O funcionário público Francisco Carlos Passos que mora em um sítio no povoado Mosqueiro, na cidade de Aracaju, foi surpreendido ao retirar da terra uma ‘mandioca gigante’ Ele contou que o tamanho superou as expectativas e foi bem maior do que o esperado. A mandioca mede 2,56m e pesa mais de 33 Kg.

“Pensei em encontrar uma mandioquinha para preparar mas quando vi o tamanho tomei um susto”, explica.





Seu Francisco morava no Centro Comercial de Aracaju e há alguns anos decidiu se mudar para o imóvel na cidade de Aracaju para ficar mais em contato com a natureza onde cria animais e cultiva vários tipos de plantas frutíferas.

Há cerca de um ano e meio a família dele plantou mandioca no sítio, ela cresceu tanto que virou uma imensa árvore.  A surpresa veio na hora de retirar a raiz, onde um buraco grande foi aberto no chão. “A planta não recebeu adubo, apenas a areia do local”, garante.

Ele disse que levou a raíz para a cozinha, mas não chegou a preparar porque achou um pouco dura e deu aos animais.

Na Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, o pesquisador Hélio Wilson Lemos explicou que a é a Mandioca Selvagem. “Já encontramos essa mesma espécie em Propriá e Poço Redondo. A raíz não pode ser usada diretamente como alimentação humana e que precisa antes ser estudada”, alerta.

Fonte: G1





Deixe seu comentário