Balanço nas doações de sangue confirma necessidade de mais voluntários em Aracaju e região

Avalie essa página

Um balanço da Campanha Junina de doação de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) aponta para a necessidade da ampliação nas doações de sangue. De acordo com dados da Hemorrede Estadual, no final de semana do feriado de São João, relativo ao período de 21 a 24 de junho, foram coletadas 177 bolsas e dispensadas 226 para a rede hospitalar.

Somente no sábado e na segunda, foram dispensadas 137 bolsas, sendo que 103 foram para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Na unidade hospitalar de alta complexidade, as bolsas foram utilizadas em procedimentos cirúrgicos, pacientes em tratamento oncológico e queimados. As demais bolsas atenderam cirurgias cardíacas programadas, no hospital Cirurgia e parturientes e recém-nascidos, nas maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel.





O superintendente do Hemose, Renato Dantas, lembrou que historicamente junho é um mês de redução nas doações de sangue, entretanto, as campanhas com os parceiros fizeram o diferencial. “Conseguimos atender a demanda nesse final de semana. Abrimos o serviço no feriado de São João na segunda-feira, mas, o número de doadores foi muito baixo, somente quatorze bolsas coletadas”, informou.

Conforme ainda avaliação do superintendente, a preocupação do serviço é com este último final de semana de festa. “Em função do pós-feriado, das manifestações e a copa das confederações o comparecimento dos doadores para contribuir com a doação de sangue está abaixo do regular”, alertou, ao explicar que, com a proximidade de julho, as doações poderão manter-se irregulares.

Para reverter a situação e garantir o estoque estratégico de sangue, o Hemocentro de Sergipe junto com os parceiros está programando ações de coleta externa de sangue. A primeira acontece nesta quinta-feira, 27, no Senac, localizado no Centro de Aracaju.

Campanhas

Os parceiros interessados em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Captação, através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174. A coleta de sangue do Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e, aos sábados e feriados, das 8h às 12h. A unidade está localizada na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Fonte: Atalaia Agora





Deixe seu comentário