Mangue Seco Aracaju

Mangue Seco Aracaju é um lugar paradisíaco e extremamente bem preservado! Localizado em uma península, a 220 km de Salvador (BA), Mangue Seco é o destino pé na areia com melhor infraestrutura e que vive sob as sombras de coqueiros e de Tieta, a personagem de Jorge Amado que deu fama à região.

Do outro lado do rio Real, a Praia do Saco é a versão isolada do litoral sergipano, a 74 km da capital Aracaju. É mais simples, porém com as atrações naturais mais procuradas por quem visita a região.

Mangue Seco Aracaju

Mangue Seco Aracaju História

Mangue Seco é uma pequena vila de pescadores e praia de mesmo nome em Jandaíra, município brasileiro do estado da Bahia, é a última praia no extremo norte do litoral baiano, fazendo divisa com o estado de Sergipe (a população não ultrapassa 200 habitantes). A beleza do local foi bem retratada na novela Tieta, veiculada pela Rede Globo em 1989 e inspirada no romance Tieta do Agreste, do escritor baiano Jorge Amado. Localizada as margens do rio Real, na divisa da Bahia com Sergipe, está a 250 km de Salvador através da Linha Verde em bom estado de conservação. No entanto, a forma mais prática de se chegar é via Aracaju. Com a inauguração em 2010 da Ponte Joel Silveira, que atravessa o rio Vaza-Barris, pode-se seguir as praias via litoral Sul de Sergipe, seguindo-se a estrada até o Porto da Nangola onde tem a ponte Gilberto Amado no povoado do Porto do Mato é possível travessia do rio Real para Mangue Seco.





As poucas ruas são cobertas de areia macia branca que forma uma paisagem composto de dunas e coqueirais à beira mar. Por toda a margem, espalham-se pousadas, bares, restaurantes e casas de pescadores, criando uma boa estrutura de apoio para os turistas. Apesar de famosa, a pequena vila tem, na realidade, o nome verdadeiro de Santa Cruz da Bela Vista.

O que fazer em Mangue Seco Aracaju

Praias e dunas figuram no menu de atrativos do vilarejo. Em 30 minutos de caminhada moderada, alcança-se a Praia de Mangue Seco, com algumas barracas de praia com teto de palha e muito espaço na areia. Quem tiver dificuldades em caminhar pode ir até a Associação dos Bugueiros e contratar um bugue que, pode simplesmente ir até a praia ou fazer roteiros de 40 minutos ou 1h30 pelas dunas, como o Morro do Caju, envolto por um cajueiro, passando por dois isoladas coqueiros na praia, conhecidos como Romeu e Julieta. Um passeio de bugue mais longo leva até a Barra da Siribinha e a Praia da Costa Azul com direito a, na maré baixa, ver destroços de um navio encalhado.

Mangue Seco Aracaju Restaurantes

No Mangue Seco você encontra restaurantes com comida típica da região. Os Preços variam de acordo com os pratos escolhidos.

Mangue Seco Aracaju Fotos

Mangue Seco Aracaju Fotos

Mapa de localização